Romênia reconhece Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela
Bucareste, 8 fev (EFE).- O presidente da Romênia, Klaus Iohannis, - cujo país preside este semestre o Conselho da União Europeia (UE) - reconheceu nesta sexta-feira o líder opositor Juan Guaidó como chefe de Governo interino da Venezuela.
"Klaus Iohannis, como responsável das decisões de política externa da Romênia (...), decidiu reconhecer Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela", diz um comunicado do presidente romeno.
A nota afirma que a decisão foi tomada depois de uma "cuidadosa" consideração da situação, tanto legal como política e diplomática, na qual se levou em conta que a maioria dos Estados da União Europeia (UE) já deram esse passo, assim como outros "importantes aliados na área euroatlântica", em referência a Estados Unidos e Canadá.
O presidente também afirmou que a Romênia ocupa este semestre a presidência do Conselho da UE, o é obrigada a adotar "respostas rápidas, bem fundadas e firmes" na política externa.
O país balcânico se soma assim aos mais de 20 parceiros do bloco que reconheceram Guaidó como presidente interino da Venezuela com o objetivo de realizar eleições no país. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.