Topo

Enviado dos EUA para a Coreia do Norte diz que reuniões foram "produtivas"

09/02/2019 05h55

Seul, 9 fev (EFE).- O enviado especial dos Estados Unidos para a Coreia do Norte, Stephen Biegun, disse neste sábado que as reuniões mantidas em Pyongyang nesta semana para preparar a cúpula bilateral deste mês foram "produtivas".

"Tivemos conversas produtivas nos últimos dias. Nossa equipe conseguiu abordar áreas de interesse comum e que concordaram em se reunir novamente (antes da cúpula)", disse Biegun, durante uma reunião realizada hoje, em Seul, com o representante sul-coreano no diálogo sobre desnuclearização, Lee Do-hoon.

Biegun aterrissou ontem em Seul após passar três dias em Pyongyang, onde se reuniu com o seu colega, Kim Hyok-chol, para discutir agenda e a logística da cúpula que será realizada entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente dos EUA, Donald Trump, em Hanói (Vietnã), nos dias 27 e 28 deste mês.

Durante outra reunião realizada hoje com a chanceler sul-coreana Kang Kyung-wha, o enviado americano acrescentou que terá um "duro trabalho" pela frente antes da cúpula, embora tenha mostrado segurança de que as duas partes serão capazes de conseguir "verdadeiros avanços".

Biegun também agradeceu os trabalhos de mediação feitas por Seul para tornar possível o diálogo Pyongyang-Washington.

O diplomata americano também detalhará o conteúdo de suas reuniões para o governo japonês, já que hoje também planeja um almoço com o diretor para a Ásia da Chancelaria japonesa, Kenji Kanasugi.

Vários veículos de imprensa sul-coreanos afirmaram que durante sua visita, Biegun teria tratado com Kim Hyok-chol detalhes sobre um processo de desnuclearização norte-coreana (que não seria necessariamente um desarmamento completo) e as medidas com as quais os EUA compensariam o regime se cumprisse esse processo. EFE