Topo

Sobe para 18 o número de mortos em desabamento de edifício em Istambul

09/02/2019 16h34

Istambul, 9 fev (EFE).- O saldo de vítimas no desabamento de um edifício de oito andares, ocorrido na quarta-feira passada em Istambul, subiu para 18 mortos, depois que mais três corpos foram recuperados neste sábado, enquanto 14 pessoas foram resgatadas com vida.

"Em aproximadamente 74 horas tiramos a 32 cidadãos. Deles 14 estão vivos, enquanto 18, infelizmente, tinham morrido", disse o ministro do Interior, Suleyman Soylu, à imprensa local.

Os trabalhos continuam e ainda há esperança de encontrar mais sobreviventes, segundo o jornal turco "Hürriyet".

"Os colegas (da equipe de resgate) me informaram que acabam de estabelecer contato com outro cidadão. Acabam de confirmar. Acreditam que em meia ou uma hora poderão retirá-lo", disse o ministro.

Até agora, o último sobrevivente resgatado foi um adolescente de 16 anos, identificado como Mert Aydin, que foi retirado ontem, 45 horas depois do desastre, com várias fraturas, mas consciente e em um estado de saúde "geralmente bom".

Segundo as autoridades turcas, o edifício - com 43 moradores em 14 imóveis, de acordo com o registro municipal - foi construído em 1992 com cinco andares, mas depois foram acrescentados outros três pisos de forma ilegal.

A procuradoria ainda investiga as causas do acidente, mas o ministro já antecipou que um dos motivos foi edificar mais andares no lugar dos cinco projetados e outro foi o emprego de um concreto de má qualidade, pior do que o que hoje seria obrigatório.

"Averiguamos o concreto e ele foi feito com areia do mar; saíram conchas marítimas", relatou Soylu.

As autoridades evacuaram outros sete edifícios da área após detectar riscos de desabamento em suas estruturas, e Soylu pediu hoje à população que avisassem imediatamente às autoridades se detectassem algo suspeito nas suas casas. EFE