Topo

Terremoto de 5 graus atinge parte do norte do Chile afetado por inundações

09/02/2019 19h59

Santiago do Chile, 9 fev (EFE).- Um terremoto de 5 graus de magnitude na escala Richter sacudiu neste sábado a província de El Loa, na região de Antofagasta, uma das mais afetadas pelas inundações que nos últimos dias causaram estragos em três regiões do norte do Chile.

O tremor de terra ocorreu às 16h23 (horário local, 17h23 de Brasília) e seu epicentro se localizou 62 quilômetros ao sudoeste de Ollagüe e a 1.600 de Santiago, informou o Centro Sismológico da Universidade do Chile.

Já o hipocentro do sismo esteve a 123,8 quilômetros de profundidade, segundo acrescentou o organismo, enquanto o Serviço Geológico dos Estados Unidos o determinou 121,6 quilômetros abaixo da superfície e calculou a magnitude em 5,1.

Por sua vez, o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha do Chile garantiu que o sismo não reuniu as condições necessárias para gerar um tsunami no litoral do país.

Segundo o Escritório Nacional de Emergência (Onemi), não foram reportados danos a pessoas, alterações em serviços básicos ou em infraestruturas devido ao movimento telúrico.

A província de El Loa foi uma das mais afetadas pelas chuvas e inundações no norte do Chile, ao ponto que foi declarada zona de catástrofe pelo governo, uma medida que deixa a segurança do local nas mãos dos militares e agiliza a entrega de recursos para ajudar os afetados e para obras de reconstrução.

Segundo os últimos relatórios, as inundações deixaram até o momento seis mortos, vários desabrigados, dos quais 282 estão em albergues, e danos de diferente gravidade em mais de 1.800 imóveis. EFE