Astronauta aposentado Mark Kelly anuncia que será candidato ao Senado dos EUA
Phoenix (EUA), 12 fev (EFE).- O astronauta aposentado democrata Mark Kelly anunciou nesta terça-feira que "sua última missão" será a de concorrer pelo posto no Senado dos Estados Unidos do falecido senador republicano pelo Arizona, John McCain.
Kelly, marido da ex-congressista Gabrielle Giffords, informou a notícia por meio de um vídeo de campanha publicado na sua conta do Twitter.
O ex-astronauta da Nasa é uma das principais armas dos democratas para desafiar a senadora republicana Martha McSally, que foi designada para o cargo no final do ano passado.
A expectativa é que a disputa seja uma das acirradas nas eleições de 2020.
Em seu vídeo de promoção, Kelly, de 54 anos, enumera que durante a campanha defenderá um atendimento médico acessível, o combate à estagnação dos salários, o impulso ao crescimento do emprego e da economia e o enfrentamento da seca no Arizona.
"Resolver alguns dos problemas mais difíceis requer uma coisa e isso é trabalho em equipe. Me preocupo com as pessoas, me preocupo com o estado do Arizona, me preocupo com esta nação", ressalta.
Giffords faz uma aparição no vídeo ao lado de seu marido, que comenta que aprendeu com ela como "se usa a política para melhorar a vida das pessoas".
O democrata, que também foi piloto e engenheiro de combate da Marinha dos Estados Unidos, nunca teve um cargo eletivo, mas se tornou um defensor ferrenho do controle de armas depois que sua esposa foi baleada durante um ato público em Tucson no ano 2011.
O governador Doug Ducey nomeou McSally para ocupar a cadeira vaga no Senado depois que sua primeira designação, o ex-senador Jon Kyl, renunciou depois de poucos meses no cargo.
A eleição de 2020 decidirá quem termina os últimos dois anos do mandato de McCain. O vencedor teria que se candidatar novamente para um período completo de seis anos em 2022.
O representante de Phoenix Rubén Gallego também está considerando uma candidatura ao Senado.
Por outro lado, o ex-procurador-geral do Arizona, Grant Woods, um republicano veterano que se tornou democrata e feroz crítico do presidente Donald Trump, anunciou na semana passada que não concorrerá. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.