Chavismo e oposição medem forças com manifesntações na Venezuela
Caracas, 12 fev (EFE).- Chavismo e oposição medem forças nesta terça-feira na Venezuela, com a organização de manifestações favoráveis e contrárias ao governo de Nicolás Maduro em Caracas e outras cidades do país.
Maduro, no poder desde 2013, receberá no centro da capital simpatizantes que farão protesto para denunciar o que o chavismo considera como uma tentativa de golpe de Estado contra o governo e para pedir respeito à soberania da Venezuela.
Em paralelo, a oposição organiza um movimento que marchará por diversos bairros de Caracas em direção a Chacao, no leste da cidade. A expectativa é que milhares de pessoas declarem apoio a Juan Guaidó, que se autoproclamou presidente interino no fim de janeiro.
A oposição exige, entre outras coisas, a entrada da ajuda internacional que está na cidade de Cúcuta, na Colômbia. Segundo os críticos de Maduro, o auxílio servirá apenas para atenuar a severa crise enfrentada pela Venezuela nos últimos anos.
Eles também querem que Maduro deixe o poder para instalar um governo transitório, liderado por Guaidó, para convocar eleições livres. A oposição considera que a eleição vencida pelo líder chavista não foi legítima e que ele, portanto, "usurpa" o poder. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.