Governador Cuauhtémoc Blanco acusa antecessor de corrupção no México
Cidade do México, 13 fev (EFE).- O governador do estado mexicano de Morelos, o ex-jogador de futebol Cuauhtémoc Blanco, denunciou nesta quarta-feira na Promotoria Geral da República (FGR) seu antecessor Graco Ramírez pelos delitos de crime organizado, fraude fiscal e lavagem de dinheiro.
Blanco, jogador profissional entre 1992 a 2015, esteve hoje na sede da Subprocuradoria Especializada de Investigação em Criminalidade Organizada (SEIDO) da FGR na Cidade do México para apresentar várias denúncias contra Ramírez, sua esposa, seu enteado e um tabelião público.
"Vim apresentar estas denúncias, eu disse muitas vezes: estas pessoas causaram muito prejuízo ao estado de Morelos", declarou Blanco sobre as acusações contra Ramírez, governador entre 2012 e 2018, sua esposa Elena Cepeda, seu enteado Rodrigo Gayosso e o tabelião Javier Barona.
Na apresentação da denúncia, o atual governador de Morelos estava acompanhado pelo conselheiro jurídico do governo do estado, Samuel Sotelo, e pela assessora anticorrupção da cidade, Gerardo Becerra.
"É uma denúncia de fatos por possíveis atos delitivos que poderiam levar a delitos como criminalidade organizada, lavagem de dinheiro, defraudação fiscal e operações com recursos de procedência ilícita", detalhou Becerra.
O governo de Blanco abriu 30 denúncias por suposto desvio de recursos públicos diante da Promotoria Especializada em combate à corrupção do estado de Morelos e até o momento apenas três delas chegaram aos tribunais.
Após sua passagem pelo futebol, na qual se destacou com as camisas do América e da seleção mexicana, Blanco, de 46 anos, iniciou sua carreira na política e foi eleito prefeito da cidade de Cuernavaca, cargo que desempenhou de janeiro de 2016 a abril de 2018.
Blanco venceu em julho de 2018 as eleições de governador de Morelos como candidato do Movimento Regeneração Nacional (Morena) e tomou posse do cargo em outubro do mesmo ano como sucessor de Graco Ramírez. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.