Londres só terá 6 acordos comerciais assinados até 29 de março, diz imprensa
Londres, 13 fev (EFE).- O Governo britânico prevê apenas a assinatura de seis dos 40 tratados comerciais com os quais espera substituir os acordos internacionais da União Europeia (UE) até a data marcada para o "brexit", 29 de março, segundo revelou nesta quarta-feira o jornal "The Sun".
O jornal divulgou um documento interno do Ministério de Comércio Internacional que classifica com um código de cores os tratados que estão sendo negociados.
Em verde, cor que indica que o acordo estará pronto para o dia da saída do Reino Unido da UE, aparecem seis pactos: com Chile, Suíça, com o Mercado Comum da África Oriental Austral (COMESA, em inglês), Ilhas Faroe, Israel e a Autoridade Nacional Palestina.
Em amarelo, estão agrupados nove tratados que, segundo o documento do Ministério, estão "mal encaminhados" para serem finalizados antes da data limite de 29 de março.
Nesse grupo estão acordos relevantes, como os que são negociados com a Coreia do Sul e com o Canadá.
Os outros 23 tratados que o Governo britânico se comprometeu em 2017 a estarem para a data do brexit estão catalogados com cores vermelhas ("significativamente mal encaminhados") ou preta ("não é possível completá-los até março de 2019").
Os eventuais pactos com Japão, Turquia, Argélia e Moldávia são os que menos perspectivas apresentam a curto prazo, segundo esse documento.
Um alto funcionário do Executivo confirmou ao "The Sun" que "muitos dos tratados" não estarão prontos "a tempo".
"O que esperamos é ter, por outro lado, cartas de entendimento com todos os países restantes, o que dará alguma confiança às empresas", afirmou essa fonte. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.