Macedônia do Norte instala 1ª faixa com nome novo na fronteira com a Grécia
Skopje, 13 fev (EFE).- As autoridades macedônias colocaram nesta quarta-feira a primeira faixa com o novo nome do país, Macedônia do Norte, no principal cruzamento de fronteira com a Grécia, já que a mudança entrou em vigor ontem à noite com a publicação da denominação no Diário Oficial.
Com este gesto, o Estado começou cumprir o acordo assinado com os gregos no ano passado e que pôs fim a uma disputa que durou 27 anos. O governo da Grécia informou ontem que o governo em Skopje tinha cumprido com as suas obrigações no Acordo de Prespa, incluindo a ratificação no Parlamento e a aprovação da adesão do país na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
O Acordo, que leva o nome do lago que fica na fronteira e local onde o documento foi assinado em junho de 2018, estipula que o novo nome deverá ser utilizado tanto dentro quanto fora do país.
O governo já tinha alterado o nome no site oficial na terça-feira, e agora fará a troca de todas as placas onde esteja o termo República da Macedônia.
Em até três dias, as autoridades substituirão as faixas de todos os cruzamentos de fronteira e dos dois aeroportos nacionais, em Skopje e Ohrid, assim como nos sites. Em dois meses deverão retirar a sinalização das estradas, e em no máximo quatro meses todos os veículos terão as placas substituídas.
Durante anos, a Grécia vetou tanto o acesso do país vizinho à Otan quanto a abertura de negociações para a sua eventual entrada na União Europeia, por conta do conflito a respeito do nome. A Grécia tem uma região homônima no norte do país e resistia a aceitar que a nação vizinha incluísse o termo Macedônia em sua denominação. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.