Topo

78 pessoas fogem de presídio no Haiti no 6º dia de protestos contra presidente

12.fev.2019 - Polícia haitiana diante de manifestantes que pedem a renúncia do presidente Jovenel Moise e protestam contra o uso indevido dos fundos do Petrocaribe - HECTOR RETAMAL/AFP
12.fev.2019 - Polícia haitiana diante de manifestantes que pedem a renúncia do presidente Jovenel Moise e protestam contra o uso indevido dos fundos do Petrocaribe Imagem: HECTOR RETAMAL/AFP

13/02/2019 02h55

Um grupo de 78 pessoas fugiu, na terça-feira (12), de uma prisão no sul do Haiti depois de manifestantes da oposição atacarem o local, obrigando a polícia, responsável por cuidar dos prisioneiros, a fugir, confirmou à Agência Efe, o porta-voz da Polícia Nacional, Gary Desrosiers.

Ele afirmou que a instituição ordenou o envio de reforços para auxiliar os policiais que cuidam do presídio localizado na cidade de Aquin.

A fuga aconteceu no sexto dia consecutivo de protestos populares convocadas pela oposição no Haiti, para exigir a renúncia do presidente Jovenel Moise. Manifestantes lançaram pedras contra a prisão e um posto policial instalado no mesmo local.

Tanto em Aquin, como em outras partes do país, os protestos contra o governo haitiano ocorrem desde o último dia 7 (quinta-feira).

Veículos de imprensa do Haiti publicaram que os presos aproveitaram que os policiais estavam em confronto com os manifestantes para escapar.

Segundo essas publicações, os 78 presos deixaram suas celas para tomar banho. Logo depois, se recusaram a retornar para suas celas, enquanto a prisão era apedrejada pelos manifestantes.