Topo

Trump considera "interessante" a ideia de pagar muro com dinheiro de El Chapo

13/02/2019 18h18

Washington, 13 fev (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou nesta quarta-feira como "interessante" a proposta do senador Ted Cruz de financiar o muro na fronteira com o México usando os bilhões de dólares que El Chapo faturou com o tráfico de drogas.

A ideia de Cruz, senador pelo estado do Texas, pretende destinar à construção da barreira os US$ 14 bilhões, estimados pela promotoria, que El Chapo ganhou ao longo dos anos até ser finalmente detido em 2016 e extraditado a Nova York.

"É sempre interessante tudo o que Ted Cruz diz. É certamente interessante", respondeu Trump no Salão Oval da Casa Branca a perguntas dos jornalistas.

Trump fez estas declarações junto ao presidente da Colômbia, Ivan Duque, que está de visita em Washington.

A resposta do presidente americano chega um dia depois de Cruz publicar uma mensagem no Twitter com a sua ideia para financiar o muro. A sugestão veio minutos após a divulgação do veredicto do júri contra El Chapo, que o declarou culpado de todas as acusações.

"O sistema de justiça dos Estados Unidos prevaleceu hoje ao condenar Joaquín Guzmán Loera, também conhecido como El Chapo, nas suas dez acusações. Os promotores americanos buscam os US$ 14 bilhões em lucro por tráfico de drogas e outros ativos de El Chapo que deveriam ser destinados a financiar o nosso muro tornar a nossa fronteira mais segura", propôs Cruz.

Em seguida, o senador disse que "é hora de aprovar a 'Ata El Chapo' para urgir a seus colegas do Senado que tomem a iniciativa nesta legislação crucial".

Essa iniciativa, também chamada "Lei Chapo" ou "Ata para Assegurar a Coleta Legal de Ativos Ocultos para Proporcionar Ordens", desviaria o dinheiro do narcotráfico dos líderes dos cartéis para financiar a segurança na fronteira. EFE