Erdogan diz que EUA pressionam Turquia pela compra de sistema de defesa russo
Sochi (Rússia), 14 fev (EFE).- O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou nesta quinta-feira que os Estados Unidos pressionam o país pela compra do sistema de mísseis antiaéreo S-400 da Rússia.
"É bem sabido que as autoridades americanas nos pressionam por conta do S-400", disse Erdogan no começo de uma reunião bilateral com o presidente russo, Vladimir Putin, no balneário russo de Sochi, às margens do Mar Negro.
O ministro de Defesa turco, Hulusi Akar, confirmou recentemente que a Turquia instalará a partir de outubro o sistema de mísseis antiaéreos S-400 que comprou da Rússia por mais de US$ 2,5 bilhões, segundo estimativas da imprensa turca.
O S-400 é um sistema de defesa antiaérea de última geração, capaz de derrubar alvos aéreos a uma distância de 250 quilômetros e de mísseis balísticos não-estratégicos a 60 quilômetros.
O Governo americano criticou que um membro da Otan tenha adquirido um sistema armamentístico da Rússia, mas o secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg, reconheceu que cada país tem direito a tomar decisões deste tipo. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.