Topo

Papa nomeia cardeal americano Kevin Farrel como novo camerlengo

14/02/2019 10h37

Cidade do Vaticano, 14 fev (EFE).- O papa Francisco nomeou como camerlengo o atual governador regional do Dicastério para os Laicos, a Família e a Vida, o cardeal americano de origem irlandesa Kevin Farrel, de 72 anos, informou nesta quinta-feira o Vaticano.

A Igreja Católica estava sem camerlengo há alguns meses quando o cardeal francês Jean-Louis Tauran, que ocupava este cargo desde 2014, morreu.

Quando um papa morre ou renuncia, o governo provisório da Igreja católica passa para as mãos do cardeal camerlengo, que deve administrar os bens da Santa Sé, ajudado por três cardeais assistentes.

Também é quem se encarrega de confirmar - uma vez informado pelo governador regional da Casa Pontifícia - da morte do papa, de assinar a ata da morte.

Também em caso de morte, fechará o apartamento do pontífice falecido, tomará posse do Palácio Apostólico Vaticano e dos palácios Lateranense e de Castel Gandolfo.

Quando o papa morre ou renuncia cessam dos seus cargos todos os chefes dos conselhos pontifícios e inclusive o secretário de Estado. Só permanecem o camerlengo, o penitenciário maior e o vigário para Roma.

Kevin Farrel nasceu em Dublin o 2 de setembro de 1947 e foi sacerdote no México e nos Estados Unidos, onde foi arcebispo auxiliar de Washington e em 2007 passou a ser bispo de Dallas.

Desde o dia 15 de agosto de 2016 é o governador regional do novo dicastério (ministério vaticano) para os Laicos, Família e Vida. EFE