Sanções contra Pyongyang seguirão até a desnuclearização do regime, dizem EUA
Seul, 14 fev (EFE).- O embaixador dos Estados Unidos na Coreia do Sul, Harry Harris, afirmou nesta quinta-feira em relação a cúpula com a Coreia do Norte que será realizada no final de mês, que as sanções sobre Pyongyang serão mantidas até que o regime conclua sua "desnuclearização".
Harris discursou em um fórum realizado em Seul, em que discutiu a reunião que será realizada entre o presidente americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, em Hanói (Vietnã), nos dias 27 e 28 deste mês para avançar no diálogo sobre desarmamento.
"Os Estados Unidos e nossos aliados sul-coreanos concordam que as sanções serão mantidas que a República Popular Democrática da Coreia (RPDC, nome oficial da Coreia do Norte) faça sua total desnuclearização", disse o diplomata, em declarações divulgadas pela agência de notícias "Yonhap".
"Nosso objetivo ainda é o mesmo: conseguir a nossa meta em comum de uma desnuclearização definitiva e totalmente verificada da RPDC, como o líder Kim prometeu, em Singapura", acrescentou.
Kim e Trump se reuniram pela primeira vez em Singapura, no ano passado, para tentar o desarmamento norte-coreano.
A expectativa é que esta segunda cúpula sirva para aparar as diferenças e concordar com clareza que tipo de desarmamento Pyongyang estaria disposto a realizar e em que prazos poderia cumpri-lo, além de estabelecer uma série de "medidas correspondentes" que o regime reivindicou aos EUA. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.