Trump deve declarar emergência nacional para construir muro na fronteira

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pronunciará nos próximos minutos um discurso sobre segurança na fronteira com o México, no qual está previsto que irá declarar emergência nacional para construir o muro para conter o que chama de "crise migratória".
A agenda presidencial afirma que Trump pronunciará na Casa Branca às 10h (horário local, 13h em Brasília) um discurso sobre "segurança nacional e crise humanitária na fronteira sul".
O presidente americano já confirmou ontem que assinará a lei orçamentária aprovada pelo Congresso, o que evitará uma nova paralisação do governo dos EUA.
O pacto só dá sinal verde para US$ 1,37 bilhão, que servirá para bancar a construção de quase 90 quilômetros de barreiras na extensa fronteira entre com o México.
Por isso, ao mesmo tempo, Trump vai declarar estado de emergência nacional, o que lhe permitirá recorrer a diversas verbas orçamentárias para financiar a construção do muro.
Esta declaração outorga temporariamente ao presidente um poder especial para enfrentar uma crise.
Sob a emergência nacional, Trump poderá desviar os fundos de outros orçamentos já autorizados pelo Congresso e dedicá-los ao projeto do muro fronteiriço. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.