Topo

Símbolo de ajuda aos refugiados, padeiro grego de Kos morre aos 77

Dionisis Avranitakis, padeiro da ilha grega de Kos - Reprodução/Internet
Dionisis Avranitakis, padeiro da ilha grega de Kos Imagem: Reprodução/Internet

Em Atenas

17/02/2019 07h47

Dionisis Avranitakis, padeiro da ilha grega de Kos conhecido na Europa pela grande ajuda dada aos refugiados que chegavam ao país, faleceu neste domingo (17) aos 77 anos.

Todos os dias durante vários meses Avranitakis assou e distribuiu de forma gratuita centenas de pães para os refugiados que chegavam a Kos, antes que o Governo reagisse e criasse estruturas de amparo.

Graças a este trabalho, que o situou como um dos rostos da solidariedade do povo grego durante a crise humanitária, Avranitakis recebeu o Prêmio da Sociedade Civil 2016 do Comitê Econômico e Social Europeu.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, que conheceu Avranitakis em uma visita à ilha e ficou impressionado pela sua solidariedade, o utilizou como exemplo para definir a Europa durante seu primeiro debate sobre o Estado da União.

"A Europa não é um grupo de ultras que se reúnem para queimar um albergue de sírios. A Europa é o padeiro de Kos, que oferece seu pão de graça para atenuar a fome dos refugiados", disse Juncker.

Avranitakis conhecia o que significa ser um refugiado, pois sua família teve que deixar Esmirna após a invasão turca em 1922, que deslocou um milhão de gregos da cidade.

A ilha de Kos foi uma das mais afetadas durante a chamada crise de refugiados pela sua proximidade com a Turquia e hoje acolhe 965 migrantes e refugiados dos mais de 15 mil que permanecem nestas ilhas, segundo dados do Ministério de Migração grego.