Topo

Sobe para 169 número de mortos identificados na tragédia de Brumadinho

17/02/2019 20h55

Rio de Janeiro, 17 fev (EFE).- O número de mortos identificados após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho chegou a 169, enquanto as autoridades continuam os trabalhos de busca de 141 desaparecidos pela tragédia, segundo informou neste domingo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Embora os trabalhos de resgate estejam cada vez mais difíceis pelas condições do terreno, as autoridades descartaram o fim das buscas e anunciaram que continuarão as operações durante o tempo que for necessário e enquanto for possível.

A tragédia ocorreu no dia 25 de janeiro, quando a Barragem do Feijão, onde se armazenavam rejeitos minerais, se rompeu e gerou um desmoronamento que soterrou as instalações da própria Vale e centenas imóveis e terrenos.

Agora, 24 dias depois da tragédia, a equipe de resgate continua com os trabalhos de busca com maquinaria especializada, como grandes escavadeiras que ajudam a remover o lodo das regiões nas quais a lama chegou a 20 metros de altura.

Além das operações de resgate, as autoridades anteciparam o registro de 170 pessoas que foram evacuadas de maneira preventiva na noite de sábado devido ao aumento do risco de duas barragens da Vale na Mina Mar Azul, que tem caraterísticas similares às de Brumadinho.

Os níveis de alerta das duas barragens - situadas em Nova Lima (MG) - passaram do nível 1 para o 2 e obrigaram as autoridades a tomarem medidas de prevenção. EFE