Topo

Grupo de Visegrado não tolera ataques racistas, diz premiê polonês

18/02/2019 12h49

Varsóvia, 18 fev (EFE).- O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, afirmou nesta segunda-feira que o Grupo de Visegrado, que cancelou sua cúpula em Jerusalém por causa das declarações do primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu sobre a Polônia, "não pode tolerar ataques racistas contra nenhum de seus membros".

"Esta manhã transmiti aos premiês de Hungria, República Tcheca e Eslováquia (países que junto com a Polônia formam o Grupo de Visegrado) nossa posição sobre a cúpula em Jerusalém, o que levou a suspender finalmente este encontro", disse Morawiecki no Twitter.

"Trata-se de uma decisão unânime, que demonstra que o Grupo de Visegrado não pode tolerar ataques racistas contra nenhum de seus membros", acrescentou o governante polonês.

A cúpula do grupo de Visegrado que ocorreria hoje em Jerusalém não acontecerá, depois que a Polônia descartou sua presença em um encontro que requer a presença dos quatro Estados-membros para sua realização.

A decisão polonesa foi tomada depois que Netanyahu gerou polêmica ao fazer declarações sobre a colaboração dos poloneses com os nazistas durante o Holocausto, em sua visita recente a Varsóvia. EFE