Topo

Militares abrem 2 corredores para evacuar refugiados do acampamento de Rukban

19/02/2019 11h28

Moscou, 19 fev (EFE).- Os militares russos e as autoridades sírias abriram nesta terça-feira dois corredores que funcionarão de maneira ininterrupta para a evacuação dos refugiados do acampamento de Rukban, que se encontra na fronteira jordaniana e a poucos quilômetros do território iraquiano, em uma área controlada por forças radicais leais a Washington.

O anúncio foi feito pelo chefe do centro russo para a reconciliação das partes beligerantes na Síria e de controle do deslocamento de refugiados, o tenente-general Sergei Lopatin.

"Foi organizado o trabalho para receber todos os cidadãos sírios que saírem do acampamento de Rubkan, inclusive aqueles que perderam seus documentos de identidade", disse o militar russo, citado pela agência "Interfax".

Lopatin acrescentou que nos dois lugares de recepção de evacuados foram instalados postos médicos, refeitórios, áreas de descanso e escritórios para a tramitação de documentos.

A segurança dos deslocados será responsabilidade das forças de segurança sírias em parceria com pelotões da polícia militar do Exército da Rússia.

As organizações humanitárias denunciaram reiteradamente as duras condições em que vivem os deslocados em Rukban, ao qual raramente têm acesso devido à proibição do Exército da Jordânia.

Ontem, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, acusou os Estados Unidos de impedirem os deslocados de saírem do acampamento de Rubkan, onde estima-se que há cerca de 50 mil refugiados.

"Já é hora de tirar os refugiados de lá. É o que estamos pedindo nós e o governo sírio. Mas os EUA e os extremistas aos quais apoiam, que controlam o acampamento, proíbem as pessoas sair", disse Lavrov em entrevista coletiva. EFE