Mogherini e Pelosi defendem maior cooperação e diálogo entre EUA e Europa
Bruxelas, 19 fev (EFE).- A alta representante da União Europeia (UE) para a Política Externa, a italiana Federica Mogherini, e a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, defenderam nesta terça-feira as relações transatlânticas entre e o bloco europeu e Washington e coincidiram na necessidade de cooperar em aspectos como comércio, mudança climática e direitos humanos.
Mogherini e Pelosi "confirmaram a importância crucial de manter uma forte relação transatlântica através da cooperação e do diálogo" em diversos âmbitos, como "o comércio e a mudança climática, mas também em direitos humanos", segundo um comunicado do Serviço Europeu de Ação Exterior (SEAE), que é dirigido pela política italiana.
Além disso, Mogherini e Pelosi enfatizaram a necessidade de "seguir promovendo a associação e a amizade entre a Europa e os Estados Unidos".
As delegações da UE e dos EUA também trocaram pontos de vista sobre política externa, concretamente sobre os últimos eventos na crise da Venezuela, no Oriente Médio, no Afeganistão, nos Balcãs Ocidentais, na Ucrânia e na Rússia.
Tanto Mogherini como Pelosi reiteraram "a importância de se garantir o multilateralismo e uma ordem baseada em normas internacionais na hora de promover os valores democráticos".
Além disso, as duas abordaram a segurança e a política de defesa da UE "e sua complementaridade com a Otan".
Pelosi, que visitou Bruxelas junto com uma delegação de alto nível do Congresso americano, disse em entrevista coletiva posterior que "agora, mais do que nunca", os Estados Unidos precisam da Otan "porque os desafios são mais complicados que uma relação bipolar com a União Soviética".
Pelosi citou como desafios globais a cibersegurança e o terrorismo, que são um motivo a mais "para fortalecer a relação" com os outros integrantes da Otan e "apoiar a mobilidade e a infraestrutura que a UE está introduzindo na segurança".
Além disso, a congressista americana se mostrou convencida de que "não há diferença entre democratas e republicanos" na relação entre os Estados Unidos e a Otan, já que não se trata de um "assunto de partidos".
Por outro lado, Margaritis Schinas, porta-voz chefe da Comissão Europeia (o órgão executivo da UE), falou em entrevista coletiva sobre a reunião que Pelosi manteve ontem com o presidente desta instituição, Jean-Claude Juncker, um encontro que ele qualificou de "muito cordial".
A reunião "cobriu todos os assuntos da relação transatlântica entre UE e EUA", mas também muitos aspectos da "agenda global, na qual ainda acreditamos que EUA e UE compartilham muitas coisas e têm muitos interesses em comum", afirmou Schinas. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.