Afeganistão convoca embaixador paquistanês por declarações sobre a paz
Cabul, 20 fev (EFE).- O governo do Afeganistão convocou nesta quarta-feira o embaixador paquistanês em Cabul para prestar esclarecimentos sobre seus comentários sobre o futuro das conversas de paz, depois que ele assegurou que as mesmas poderiam ser afetadas pela tensão entre Paquistão e Índia depois do último ataque terrorista na Caxemira indiana.
"O Ministério de Relações Exteriores considera os comentários recentes do embaixador do Paquistão como irrelevantes e em contradição com os compromissos do Paquistão sobre a materialização da paz no Afeganistão", declarou em comunicado a Chancelaria afegã.
O Afeganistão "pede mais uma vez ao Paquistão que cumpra com seus compromissos a respeito do Afeganistão, especialmente aqueles relacionados com a paz, e se abstenha de fazer declarações irrelevantes que não ajudam a resolver nenhum problema", afirmou o ministério na nota.
A representação diplomática paquistanesa em Cabul advertiu ontem que as atuais negociações de paz afegãs entre os talibãs e os Estados Unidos podem ser afetadas se seu país for atacado pela Índia.
Índia e Paquistão vivem um momento de tensão depois que o governo indiano acusou o país vizinho de envolvimento em um atentado suicida contra um comboio das forças de segurança, cuja autoria foi reivindicada pelo grupo terrorista Jaesh-e-Mohammad (JeM), no qual morreram 42 policiais, o pior em três décadas de conflito na região disputada da Caxemira.
Nos últimos meses, representantes dos talibãs e dos EUA mantiveram contatos nos Emirados Árabes Unidos e no Catar, mas os insurgentes se recusaram a negociar com o governo afegão e defenderam conversas apenas com Washington. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.