Topo

Embaixador venezuelano diz que Japão não reconheceu Guaidó como presidente

20/02/2019 04h51

Tóquio, 20 fev (EFE).- O embaixador da Venezuela em Tóquio, Seiko Ishikawa, negou nesta quarta-feira que o governo do Japão tenha reconhecido Juan Guaidó como presidente interino de seu país e disse que as autoridades japonesas querem continuar trabalhando com o governo "legítimo" de Nicolás Maduro.

O diplomata respondeu desta forma as declarações do ministro das Relações Exteriores japonês, Taro Kono, que ontem expressou o "apoio claro" do Japão ao presidente "interino" da Venezuela, Juan Guaidó.

Ishikawa se reuniu ontem na sede do Ministério das Relações Exteriores japonês com "funcionários da chancelaria", que "destacaram que essa decisão do governo não implicava no reconhecimento do deputado Guaidó como presidente interino", afirmou o embaixador venezuelano em entrevista coletiva.

O diplomata insistiu que as autoridades japonesas, que não se identificaram, "foram categóricas em afirmar que conhecem muito bem as implicações legais" desta decisão "e finalmente expressaram sua disposição de continuar trabalhando com o presidente legítimo e constitucional da Venezuela, que é o senhor Nicolás Maduro", acrescentou.

Ele também disse que, além da "leitura" que os veículos de imprensa deram às declarações de Kono, "o Japão não se juntou aos países que reconheceram Guaidó como presidente interino".

Nas suas palavras ontem, o chanceler japonês também afirmou que o Japão apoia "que haja eleições presidenciais de maneira livre e justa o mais rápido possível". EFE