Palestinos são detidos em confronto com a polícia na Esplanada das Mesquitas
Jerusalém, 20 fev (EFE).- Dezenove palestinos foram detidos na noite de terça-feira durante enfrentamentos com a polícia israelense durante a oração vespertina na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém, informaram a agência oficial de notícias palestinas "Wafa" e fontes policiais israelenses.
"Vários palestinos ficaram feridos e foram detidos depois que a polícia israelense agrediu os fiéis enquanto rezavam" nas imediações da conhecida como Porta Dourada, indicou a "Wafa".
Por sua vez, um porta-voz policial especificou que 19 pessoas foram detidas "em uma zona que está fechada por ordem judicial", garantiu que não há feridos e acrescentou que a situação voltou à normalidade durante a manhã de hoje.
A área da Porta Dourada alojava os escritórios do comitê de patrimônio islâmico, fechados pela polícia em 2003 por supostas atividades políticas.
Os incidentes de ontem à noite ocorreram depois que os fiéis tentaram abrir o cadeado de uma porta que dá acesso ao recinto para rezar no seu interior, afirma o "Jerusalem Post", que acrescentou que os agentes policiais "tinham colocado cadeados na porta no domingo".
Há dois dias, um grupo de fiéis muçulmanos acompanhado por representantes do Waqf (a autoridade jordaniana de patrimônio islâmico que administra a Esplanada) também tentou entrar no espaço, o que provocou enfrentamentos com as forças de segurança israelenses desdobradas nesse ponto, que detiveram cinco pessoas.
A Esplanada, um dos pontos mais quentes do conflito, está situada na Cidade Velha do Jerusalém, no território ocupado por Israel desde 1967 que os palestinos reivindicam como capital de seu estado.
O local aloja a mesquita de Al-Aqsa e a Cúpula da Rocha, e é o terceiro lugar mais sagrado para o Islã, que o denomina Nobre Santuário, enquanto é o lugar mais venerado para os judeus, que o conhecem como Monte do Templo, e aos seus pés está localizado o Muro das Lamentações. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.