Líder político dos talibãs não irá à próxima rodada de negociação com os EUA
Cabul, 21 fev (EFE).- O novo chefe político dos talibãs, mulá Ghani Baradar, não participará da próxima rodada de negociação de paz com a delegação dos Estados Unidos.
"O mulá Baradar irá ao escritório político do Catar no seu devido tempo e acompanhará de perto o trabalho deles", disse à Agência Efe o porta-voz do grupo insurgente, Zabihullah Mujahid, sem dar detalhes sobre os motivos que o levaram a tomar a decisão.
Fontes próximas aos talibãs ouvidas pela Efe afirmaram que a expectativa era que Baradar liderasse as próximas delegações.
Mujahid disse que Baradar nomeou uma equipe negociadora formada por 14 pessoas. O grupo que irá ao Catar na próxima segunda-feira será liderado por Sher Muhammad Abbas, ex-líder da negociação.
Abdul Ghani Baradar, o verdadeiro nome do mulá Baradar, foi libertado pelo governo do Paquistão em outubro do ano passado. Antes de ser preso em 2010, ele era considerado o chefe militar talibã.
A libertação de Baradar coincidiu com os pedidos dos talibãs para negociar com um acordo de paz com os Estados Unidos. No entanto, os americanos preferiram deixar o caso com o governo do Afeganistão.
Os talibãs se negaram a negociar com os afegãos, mas, deste então, representantes dos insurgentes e americanos mantiveram contatos nos Emirados Árabes Unidos e no Catar. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.