Governo espanhol receberá "representante pessoal" de Guaidó nos próximos dias
Madri, 22 fev (EFE).- O secretário de Estado de Cooperação Internacional, Juan Pablo de Laiglesia, receberá "nos próximos dias" o venezuelano Antonio Ecarri Bolivar "como representante pessoal" do presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó.
Fontes do governo disseram à Agência Efe que a reunião possivelmente será na próxima semana e que as agendas de ambos estão sendo analisadas para o encontro. A reunião acontecerá a pedido de Ecarri, que na quarta-feira passada enviou ao Ministério de Relações Exteriores uma solicitação formal de reunião para "apresentar formalmente o seu credenciamento como representante pessoal do presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó".
O cargo de "representante pessoal" foi criado pelos países da União Europeia que reconheceram Guaidó como governante interino e para evitar dar o título de "embaixador" até que a situação seja esclarecida, de acordo com as fontes. Uma vez recebida a solicitação de credenciamento, os serviços competentes do órgão analisarão o caso de Ecarri na Espanha.
O chefe do Parlamento venezuelano, Juan Guaidó, designou na terça-feira passada um representantes diplomáticos em vários países europeus que o reconhecem como presidente interino, incluindo Antonio Ecarri na Espanha. Ecarri é vice-presidente do partido Ação Democrática (AD) e o seu último cargo público foi o de deputado pela aliança opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD).
A Venezuela já tem um embaixador credenciado na Espanha: o ex-deputado Mario Isea, indicado pelo presidente Nicolás Maduro em maio de 2013 e cuja nomeação foi aprovada pela Assembleia Nacional da Venezuela (AN) alguns meses depois. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.