PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Governo espanhol receberá "representante pessoal" de Guaidó nos próximos dias

22/02/2019 10h41

Madri, 22 fev (EFE).- O secretário de Estado de Cooperação Internacional, Juan Pablo de Laiglesia, receberá "nos próximos dias" o venezuelano Antonio Ecarri Bolivar "como representante pessoal" do presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó.

Fontes do governo disseram à Agência Efe que a reunião possivelmente será na próxima semana e que as agendas de ambos estão sendo analisadas para o encontro. A reunião acontecerá a pedido de Ecarri, que na quarta-feira passada enviou ao Ministério de Relações Exteriores uma solicitação formal de reunião para "apresentar formalmente o seu credenciamento como representante pessoal do presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó".

O cargo de "representante pessoal" foi criado pelos países da União Europeia que reconheceram Guaidó como governante interino e para evitar dar o título de "embaixador" até que a situação seja esclarecida, de acordo com as fontes. Uma vez recebida a solicitação de credenciamento, os serviços competentes do órgão analisarão o caso de Ecarri na Espanha.

O chefe do Parlamento venezuelano, Juan Guaidó, designou na terça-feira passada um representantes diplomáticos em vários países europeus que o reconhecem como presidente interino, incluindo Antonio Ecarri na Espanha. Ecarri é vice-presidente do partido Ação Democrática (AD) e o seu último cargo público foi o de deputado pela aliança opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD).

A Venezuela já tem um embaixador credenciado na Espanha: o ex-deputado Mario Isea, indicado pelo presidente Nicolás Maduro em maio de 2013 e cuja nomeação foi aprovada pela Assembleia Nacional da Venezuela (AN) alguns meses depois. EFE

Internacional