Jovem palestino morre por disparos de Israel em protestos na Faixa de Gaza
Gaza, 22 fev (EFE).- Um menor palestino morreu nesta sexta-feira e outro ficou gravemente ferido por disparos do Exército de Israel durante os protestos que ocorrem todas as sextas-feiras na Faixa de Gaza junto à cerca de separação com Israel, informaram fontes palestinas.
Segundo o Ministério de Saúde de Gaza, Youssef al Dayah, de 15 anos, morreu pelos disparos dos soldados que ficam junto à divisa com a Faixa, enquanto outro menor de 12 anos está entre a vida e a morte depois de ser atingido por disparos no peito.
Além disso, 30 manifestantes ficaram feridos por disparos à bala, acrescentaram fontes ministeriais.
Centenas de palestinos, que de acordo com veículos de imprensa locais levavam bandeiras palestinas e lançaram pedras contra os militares, compareceram à Grande Marcha do Retorno pela 48ª semana consecutiva para reivindicar o regresso dos refugiados e o fim do bloqueio israelense, imposto sobre a Faixa desde que o movimento islamita Hamas tomou o controle de fato do enclave em 2007
A tensão aumentou na Faixa com o começo em março destas manifestações e, desde então, ocorreram sete picos de violência, com o lançamento em massa de projéteis desde Gaza e bombardeios israelenses de represália, entre os quais houve frágeis tréguas.
Desde o início desta mobilização, mais de 250 palestinos morreram por fogo israelense, conforme dados do Ministério de Saúde palestino, além de um soldados israelense junto à fronteira e outro em uma operação do Exército encoberto dentro do enclave. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.