PUBLICIDADE
Topo

Bomba explode no centro do Mali e deixa 17 mortos

26/02/2019 17h15

Bamaco, 26 fev (EFE).- Uma bomba explodiu ontem em Gondogourou, na região de Mopti, no centro do Mali, e causou a morte de pelo menos 17 pessoas, segundo foi noticiado nesta terça-feira em Bamaco com base em informações chegadas de fontes locais na região.

Ainda não se sabe qual pode ter sido ser o alvo da bomba, já que explodiu em uma região conhecida pelos seus enfrentamentos entre vários grupos.

Nesta área do centro convivem com grandes tensões distintas etnias, como os fulas e os dogon, aos quais se soma a casta dos caçadores tradicionais dozos, muito agressivos.

Diante da ausência de autoridade do Estado nesta região, se multiplicaram as milícias armadas de uma e outra etnia, e os grupos jihadistas aproveitaram esta desordem para se fortalecer, geralmente se aliando aos fulas graças ao prestígio de um de seus líderes religiosos, Amadou Kouffa, hoje aliado da Al Qaeda no Magrebe Islâmico.

Nenhuma fonte oficial se pronunciou até o momento sobre este atentado, que afunda o país ainda mais na espiral de violência da qual não consegue sair há mais de seis anos. EFE