Topo

Kim fará "visita oficial" ao Vietnã até sábado após cúpula com Trump

26/02/2019 22h55

Seul, 27 fev (EFE).- Os meios de comunicação norte-coreanos informaram nesta quarta-feira (data local) sobre a chegada ontem a Hanói do líder Kim Jong-un para se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e anunciaram que, após a cúpula, fará "uma visita oficial" ao Vietnã na sexta-feira e no sábado.

A agência de notícias estatal norte-coreana "KCNA" e o jornal oficial do regime "Rodong Sinmun" dedicam nesta quarta-feira uma ampla cobertura à viagem de Kim ao Vietnã, e oferecem novos detalhes sobre sua agenda neste país, que até agora era mantida em segredo.

Após sua chegada na terça-feira a Hanói, o "líder supremo" se reunirá com Trump para "realizar uma histórica segunda cúpula" bilateral nos dias 27 e 28, e realizará uma "visita oficial" ao Vietnã durante os dias 1º e 2 de março, segundo informou a "KCNA".

A agência norte-coreana repercutiu sua chegada à estação de trens Dong Dang e das boas-vindas que recebeu de representantes do Executivo vietnamita, entre eles, o chefe do escritório do governo, Mai Tien Dung, e o vice-ministro das Relações Exteriores vietnamita, Le Hoai Trung.

A "KCNA" também informou da sua visita à embaixada norte-coreana em Hanói, durante a qual destacou sua vontade de "consolidar as arraigadas relações de amizade entre os dois partidos e os dois países, que já foram pessoalmente conduzidas pelo presidente (e fundador da Coreia do Norte) Kim Il-sung e o presidente (vietnamita) Ho Chi Minh".

O meio oficial do regime se referiu assim às visitas realizadas pelo avô do atual ditador norte-coreano entre 1958 e 1964 ao Vietnã do Norte para encontrar o então líder vietnamita e hoje herói nacional.

Por enquanto não foram divulgados mais detalhes sobre a agenda oficial de Kim no Vietnã - no que representa a primeira viagem de um líder norte-coreano ao país desde sua reunificação em 1975 - embora acredita-se que poderia incluir uma visita ao mausoléu em Hanói de Ho Chi Minh, além de uma reunião com o presidente vietnamita, Nguyen Phu Trong.

A "KCNA" também publicou imagens da chegada de Kim a Hanói, onde expressou "sua gratidão pela cordial hospitalidade e o tratamento honorável do governo e do povo vietnamitas", assim como da sua visita à embaixada norte-coreana e de uma reunião com a delegação que finaliza os detalhes para a cúpula com Trump. EFE