Topo

Vaticano diz que cardeal Pell não é mais prefeito da Secretaria da Economia

26/02/2019 19h05

Cidade do Vaticano, 26 fev (EFE).- O cardeal australiano George Pell, condenado no seu país por abusar sexualmente de menores de idade, não é mais prefeito da Secretaria da Economia do Vaticano, informou o porta-voz da Santa Sé, Alessandro Gisotti, nesta terça-feira.

"Posso confirmar que o cardeal George Pell não é mais o prefeito da Secretaria da Economia", se limitou a dizer o porta-voz interino no Twitter.

Gisotti não esclareceu se a saída se deve ao término dos cinco anos estabelecidos para alguém exercer a função, tempo que Pell completou no último dia 24, ou a outras razões.

O cardeal, que o papa Francisco colocou nesse cargo em 2014, foi condenado por abusar sexualmente de dois menores de idade há 20 anos por um tribunal de Melbourne, na Austrália.

Pell está em liberdade condicional, mas poderia ser preso amanhã. A Justiça precisa agora determinar a pena e anunciar a decisão na primeira quinzena de março. George Pell pode pegar até dez anos de prisão.

Em 29 de junho de 2017, Francisco deu ao cardeal permissão de se ausentar para se defender das acusações e desde então ele não participou mais das atividades como prefeito da Secretaria da Economia. O cardeal é atualmente também membro da Congregação para os Bispos, da Congregação para a Evangelização dos Povos, da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica e do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

O Vaticano também informou hoje que o pontífice confirmou a proibição de Pell de exercer o ministério sacerdotal e de ter contato, de qualquer modo e forma, com menores de idade, medidas impostas de forma cautelar. EFE