Topo

Antes de reunião, Trump diz não ter pressa com Kim pois visa o "acordo certo"

27/02/2019 23h55

Hanói, 28 fev (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (data local) que não tem pressa em seu processo de negociação com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, pois o que ele realmente quer é alcançar o "acordo certo" sobre a desnuclearização da península coreana, e rebaixou as expectativas para a cúpula de hoje.

"A velocidade não é importante, o importante é que cheguemos ao acordo certo", disse Trump, no início de uma reunião a sós com Kim, durante o segundo dia da cúpula em Hanói, no Vietnã.

Perguntado se hoje ele espera assinar uma declaração de paz na península coreana com Kim, depois que a Guerra da Coreia foi encerrada com um armistício e não um acordo de paz, Trump respondeu: "Vamos ver, não há pressa".

"É ótimo estar com você de novo. Tenho certeza que ao longo dos anos estaremos muito juntos, e também depois que chegarmos a um acordo", lhe disse Trump a Kim logo após o início do encontro, que deve durar cerca de 45 minutos.

Separado de Kim por uma grande mesa redonda, Trump disse que suas equipes estavam discutindo "muitas boas ideias", e enfatizou: "Quando você tem um bom relacionamento, coisas boas acontecem".

"Não posso garantir nada hoje, mas daqui a pouco teremos um êxito fantástico", previu.

Trump reiterou que, com sua ajuda, a Coreia do Norte pode se tornar "uma potência econômica" de tal calibre que "será até difícil para outros países competir com eles com tanto potencial possuem".

"Eu aprecio que não haja mais testes com mísseis (os norte-coreanos desde o início o processo de distensão no ano passado). Ontem à noite tivemos uma boa conversa sobre isso. Não tenho pressa, não queremos que haja testes e desenvolvemos algo muito especial nesse sentido", afirmou.

Após essa primeira reunião, os dois líderes, juntamente com suas respectivas equipes, terão "uma reunião bilateral ampliada" seguida por um almoço de trabalho. EFE