Guaidó deve se reunir com Bolsonaro em Brasília amanhã, dizem fontes venezuelanas

O chefe da Assembleia Nacional da Venezuela e autoproclamado presidente do país, Juan Guaidó, reconhecido como interino por cerca de 50 governos, é esperado em Brasília nesta quinta-feira.
Fontes ligadas ao líder opositor venezuelano informaram à Agência Efe que Guaidó deve ser recebido pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), que manifestou firme apoio à Assembleia Nacional desde que Guaidó declarou que Nicolás Maduro está "usurpando" o poder.
Por enquanto, o Palácio do Planalto não confirma a visita.
A agenda completa de Guaidó em Brasília, segundo as fontes ouvidas pela Efe, ainda está aberta. No entanto, além da conversa com Bolsonaro, o líder da oposição venezuelana deve ir ao Congresso.
Guaidó, que se autoproclamou presidente interino da Venezuela no dia 23 de janeiro, está na Colômbia, onde liderou a mobilização para tentar enviar a ajuda humanitária doada por dezenas de países.
A operação, realizada no último sábado, foi frustrada após a ordem de Maduro para fechar a fronteira, gerando uma série de confrontos entre manifestantes contrários ao regime chavista.
Guaidó viajou para a Colômbia apesar de uma ordem judicial que o proibia de sair do país.
O Brasil é membro do Grupo de Lima, bloco de países latino-americanos que exigem que Maduro deixe o poder. Em cúpula realizada na última segunda-feira, na Colômbia, o grupo se comprometeu a seguir trabalhando pela redemocratização da Venezuela e ofereceu amplo apoio a Guaidó como presidente interino do país.
O Grupo de Lima rejeitou a possibilidade de uma intervenção militar na Venezuela e exigiu a realização de eleições livres no país, sob supervisão da comunidade internacional.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.