Topo

Almoço entre Trump e Kim na capital vietnamita é cancelado

28/02/2019 03h34

Hanói, 28 fev (EFE).- O almoço previsto para esta quinta-feira, dentro da cúpula em Hanói (Vietnã), entre o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi cancelada por conta da reunião durou mais tempo que o previsto.

A Casa Branca também informou que a entrevista coletiva de Trump será antecipada em quase duas horas, o que levantou dúvidas sobre se os dois países vão finalmente assinar uma declaração conjunta.

Os dois líderes demonstraram grande harmonia e humor nas imagens transmitidas nas reuniões realizadas hoje, no segundo dia da cúpula na capital vietnamita.

Mas o fato de que o último encontro se prolongou e pode sugerir que surgiram possíveis diferenças entre as duas partes para alcançar um acordo.

Neste último encontro também estiveram presentes, entre outros, o secretário de Estado, Mike Pompeo e o conselheiro de Segurança Nacional, John Bolton, pelo lado americano e o chanceler Ri Yong-ho, e o chefe de inteligência, Kim Yong-chol, pelo lado norte-coreano.

Se for assinada, espera-se que esta declaração sirva para avançar no processo de desnuclearização que os dois países colocaram na cúpula de Singapura, e que progrediu avançou por conta da ausência de um roteiro. EFE