Topo

Grupo de 156 militares venezuelanos deserta e cruza fronteira com a Colômbia

28/02/2019 14h59

Bogotá, 28 fev (EFE).- Um grupo de 156 militares venezuelanos desertaram nas últimas horas para a Colômbia, o que aumenta para 567 o número de integrantes das forças de segurança da Venezuela que cruzaram a fronteira desde o último sábado.

Segundo dados da Migração Colômbia, a delegação regional do Leste, que inclui os estados de Santander e Norte Santander, recebeu a maior parte dos desertores, passando agora de 328 para 415.

Cúcuta, capital do departamento de Norte Santander, é a principal ligação entre os dois países. Na região metropolitana da cidade estão três pontes internacionais. Além disso, os militares estão utilizando diversos caminhos ilegais para romper a fronteira.

O diretor-geral da Migração Colômbia, Christian Krüger, explicou que alguns desses militares chegaram ao país uniformizados e armados. Outros estão desertando como civis, muitos deles acompanhados de suas famílias.

Krüger afirmou que vários órgãos do governo colombiano estão trabalhando para receber os militares venezuelanos e que os casos serão atendidos de maneira individual. EFE