Topo

Kremlin vê como "positivo" que Trump e Kim não tenham supendido negociações

28/02/2019 07h52

Moscou, 28 fev (EFE).- O Kremlin qualificou nesta quinta-feira de "positivo" o fato de que, a julgar pelas declarações de Washington, o processo negociador entre Estados Unidos e Coreia do Norte não tenha sido suspenso.

"Entendemos por enquanto que as negociações não foram suspensas e isso, certamente, é positivo", disse à imprensa o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov, ao comentar o resultado da reunião entre os líderes americano e norte-coreano em Hanói, no Vietnã.

Ao mesmo tempo, a Rússia admitiu que "aparentemente (na reunião) não puderam fechar acordos substanciais".

Em todo caso, o Kremlin ressaltou que se trata de "informação preliminar" e que espera "mais detalhes" para compreender as razões da falta de resultados na cúpula entre Trump e Kim.

Por outro lado, confirmou que "segue na agenda" uma reunião entre os líderes de Rússia e Coreia do Norte, para o que continua o "processo de coordenação com os colegas norte-coreanos através dos canais diplomáticos".

Contudo, Peskov descartou que o líder russo, Vladimir Putin, se reúna com membros de uma delegação estatal norte-coreana que visitará Moscou na próxima semana para participar do encontro de uma comissão mista para assuntos econômico-comerciais e científico-tecnológicos, porque "se trata de uma prerrogativa do Governo".

Trump e Kim se encontraram hoje em Hanói, como continuação da primeira reunião que tiveram em 12 de junho do ano passado em Singapura, mas a reunião acabou sem declaração final e horas antes do programado. EFE