Ataque dos rebeldes houthis mata 5 crianças no Iêmen
Saná, 1 mar (EFE).- Pelo menos cinco crianças morreram em um bombardeio efetuado pelas milícias houthis contra uma área controlada pelo governo iemenita ao sul da cidade de Hodeida, informou nesta sexta-feira a emissora de televisão estatal.
Os houthis bombardearam com morteiros a região de Al Fazah, ao sul de Hodeida, durante a noite de ontem, o que causou a morte de cinco crianças que estavam brincando no bairro residencial.
A representante do Unicef, Sara Beysolow Nyanti, condenou o assassinato dos menores no Facebook e pediu o fim da guerra e a proteção dos menores.
"É preciso deter a guerra contra as crianças, é preciso proteger as crianças em todos os momentos", disse Nyanti.
O Unicef alertou nesta semana que o acordo de paz para o Iêmen não representou mudanças suficientes para a população infantil, já que 1,2 milhão de crianças continuam vivendo em 31 zonas de conflito ativo, e pediu US$ 542 milhões para atender suas necessidades em 2019.
Hodeida, controlada pelos houthis, é uma província situada no oeste do Iêmen, às margens do mar Vermelho, que está cercada pelas forças iemenitas e emiratenses desde junho do ano passado e que constitui a principal via de entrada de alimentos e outros produtos básicos para boa parte do país.
O conflito armado no Iêmen explodiu em 2014 quando os rebeldes houthis, respaldados pelo Irã, ocuparam a capital Saná e outras províncias do país.
A disputa se agravou em 2015 com a intervenção da coalizão militar liderada pela Arábia Saudita e integrada por países sunitas a favor das forças leais ao presidente Abd Rabbuh Mansur al Hadi.
A guerra causou a maior crise humanitária no mundo todo, segundo a ONU, com 80% da população (24 milhões de pessoas) necessitada de assistência e proteção. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.