Canadá decide iniciar processo de extradição de diretora financeira da Huawei
Toronto, 1 mar (EFE).- O governo do Canadá deu sinal verde nesta sexta-feira para que o processo de extradição aos Estados Unidos da diretora financeira da gigante tecnológica chinesa Huawei, Meng Wanzhou, siga adiante nos tribunais do país.
"Hoje, funcionários do Departamento de Justiça do Canadá emitiram uma autorização para proceder formalmente o início do processo de extradição no caso de Meng Wanzhou", anunciou o Ministério da Justiça canadense em comunicado.
Wanzhou, filha do fundador da Huawei, foi detida pelas autoridades do Canadá a pedido dos Estados Unidos no último dia 1º de dezembro quando fez escala em Vancouver a caminho do México, em uma medida que causou uma grave crise diplomática entre Ottawa e Pequim.
Após a detenção da diretora da Huawei no território do Canadá, a China respondeu com a prisão de dois cidadãos canadenses: o diplomata Michael Kovrig e o empresário Michael Spavor, aos quais acusou de pôr em perigo a segurança nacional do gigante asiático.
A expectativa é que Meng, que atualmente se encontra em liberdade sob fiança e está proibida de deixar sua mansão em Vancouver, no oeste do Canadá, compareça no próximo dia 6 de março diante do Tribunal Supremo da província da Colúmbia Britânica para iniciar o processo de extradição.
O Ministério de Justiça do Canadá antecipou no seu comunicado que, "durante a audiência de extradição, a promotoria apresentará argumentos detalhados nas suas alegações".
No último mês de janeiro, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos indiciou a Huawei, duas companhias filiadas e Meng Wanzhou por 13 acusações de fraude e conspiração para supostamente contornar as sanções impostas por Washington ao Irã. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.