FSD anunciam início de ataque a último reduto do EI na Síria
Beirute, 1 mar (EFE).- As Forças da Síria Democrática (FSD) anunciaram nesta sexta-feira que iniciaram uma operação para desalojar o último reduto do Estado Islâmico (EI) na cidade de Al Baguz, na oriental província síria de Deir ez Zor.
"Após evacuar milhares de civis e nossos camaradas tomados reféns em Baguz, a operação para desalojar o último reduto do EI começou", indicou na rede social Twitter o comandante das FSD Mustafa Bali, porta-voz da aliança militar liderada pelas milícias curdas e apoiadas pela coalizão liderada pelos EUA.
A operação começou por volta das 18h local (11h, em Brasília), precisou o comandante das FSD, que afirmou que só restam "terroristas" na região.
Nos últimos dias milhares de civis, entre eles mulheres e crianças familiares dos jihadistas e pessoas que tinham sido sequestradas pelo EI foram saindo de Baguz.
As FSD foram situando todas as mulheres e as crianças em três acampamentos situados nas províncias limítrofes sob controle dos curdos e aos homens suspeitos de ser membros ou simpatizantes do EI em centros de detenção.
Bali disse ontem à Agência Efe que não começariam a operação militar até que não evacuassem a todos os civis.
Na quinta-feira, as FSD também libertaram 24 de seus milicianos capturados pelos extremistas há um mês.
As milícias divulgaram um vídeo divulgado na internet com imagens dos milicianos libertados, nas quais são vistos magros e pálidos, alguns deles de muito jovem idade.
As FSD lideraram a batalha contra o EI no norte e no leste da Síria e foram arrebatando dos jihadistas nos passados meses os últimos territórios que controlavam ao leste de rio Eufrates, até encurralá-los em Al Baguz. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.