Topo

Governador de Washington centra candidatura pré-presidencial em meio ambiente

01/03/2019 16h46

Portland (EUA), 1 mar (EFE).- O governador do estado de Washington, o democrata Jay Inslee, anunciou nesta sexta-feira sua pré-candidatura à presidência dos Estados Unidos nas eleições de 2020 e destacou que sua máxima prioridade é a luta contra a mudança climática.

Inslee fez o anúncio por meio de um vídeo intitulado "O nosso momento" no qual assegura que é o único pré-candidato cujo objetivo principal é a luta contra o aquecimento global, o que considera máxima prioridade para o pais.

"Somos a primeira geração consciente da devastação da mudança climática e a última que pode mudar as coisas", assegura Inslee em um vídeo no qual se veem diferentes imagens do governador de 68 anos desde que começou sua carreira política há 30 anos.

Em todas elas transmite a mesma mensagem de urgência para lutar contra a mudança climática, acompanhadas de outros clipes nos quais são mostrados os efeitos do aquecimento global.

"Este é o nosso momento, o nosso clima, a nossa missão. Juntos, podemos derrotar a mudança climática. Por isso me candidato a presidente", destaca.

Inslee anunciou há um ano suas intenções de apresentar sua candidatura, envolvendo-se nos temas nacionais e deixando clara sua oposição à política ambiental do presidente americano, Donald Trump, e a suas políticas de tolerância zero nos temas de imigração.

"Temos a oportunidade de transformar nossa economia, funcionar com energia 100% limpa, que gerará milhões de empregos bem remunerados a todas as comunidades em todo os EUA, e criará um futuro mais justo para todos", diz Inslee.

Governador do estado de Washington desde 2012, Inslee defendeu o aumento do salário mínimo, o aumento tributário sobre as empresas e os mais favorecidos, aplicou tarifas às emissões de carbono, apoiou a energia limpa e investiu milhões do seu orçamento em projetos ecológicos.

Uma das suas últimas apostas foi abolir a pena de morte no estado.

"A ciência é clara, temos um curto período de tempo para agir, a pergunta mais importante à qual temos que responder é se nos encolhemos diante deste desafio, ou o enfrentamos", afirmou recentemente o democrata em comunicado.

Inslee assinalou que, por enquanto, não tem intenção de renunciar ao seu trabalho atual e deixou aberta a opção de buscar a reeleição para um terceiro mandato se fracassar em seu objetivo de chegar à Casa Branca.

Entre as outras personalidades democratas que anunciaram suas aspirações presidenciais se destacam os senadores Bernie Sanders, Kamala Harris, Cory Booker, Amy Klobuchar, Elizabeth Warren e Kirsten Gillibrand, e a expectativa é que o ex-presidente Joe Biden possa se somar em breve a este grupo. EFE