Topo

Guaidó é recebido com honras de chefe de Estado por Abdo Benítez no Paraguai

01/03/2019 14h34

Assunção, 1 mar (EFE).- O líder do Parlamento venezuelano, Juan Guaidó, foi recebido nesta sexta-feira com honras de chefe de Estado pelo presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, antes da reunião que manterão no Palácio de Governo e que será seguida de uma declaração conjunta.

Eles ouviram os hinos nacionais nos jardins do Palácio, no centro histórico de Assunção. Abdo Benítez, cujo governo rompeu relações diplomáticas com a Venezuela quando Nicolás Maduro assumiu o seu segundo mandato, esteve com Guaidó na semana passada na cidade colombiana de Cúcuta tomando parte na entrega de ajuda humanitária à Venezuela.

Guaidó, reconhecido como presidente interino da Venezuela por aproximadamente 50 governos, chegou ao Paraguai depois de passar pelo Brasil, onde se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro ontem. Antes de ir para o Palácio, ele foi recebido no Aeroporto Internacional de Assunção por outras autoridades paraguaias e agradeceu o apoio dado pelo país.

Está previsto que após a declaração conjunta, Guaidó e Abdo Benítez se dirijam para Mburuvicha Róga, a residência presidencial, para finalizar a visita. Guaidó poderia viajar amanhã para a Argentina, segundo fontes ligadas à missão.

O Paraguai, que pertence ao Grupo de Lima, foi o primeiro país a romper relações diplomáticas com o Executivo de Maduro. Abdo Benítez reconheceu Guaidó como presidente interino da Venezuela depois que o titular do Parlamento venezuelano anunciou no final de janeiro que assumia as competências do Executivo. EFE