Kim Jong-un inicia sua visita de Estado ao Vietnã
Hanói, 1 mar (EFE).- O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, começou nesta sexta-feira, em Hanói, sua visita de Estado de dois dias no Vietnã, após terminar ontem, de maneira abrupta e sem acordo, sua segunda cúpula com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Na primeira visita de um líder norte-coreano ao Vietnã em 55 anos, Kim foi recebido com crianças agitando bandeiras das duas nações nos jardins do palácio presidencial por Nguyen Phu Trong, presidente do Vietnã e secretário-geral do Partido Comunista, com quem se retirou para um encontro privado.
À tarde, ele também se reunirá com o primeiro-ministro, Nguyen Xuan Phuc, e com a presidente da Assembleia Nacional, Nguyen Thi Kim Ngan, antes de participar de um jantar de gala em sua homenagem.
Nos últimos meses, a Coreia do Norte parece ter ser interessado na transição econômica empreendida pelo Vietnã em meados da década de 1980, o que lhe permitiu passar de comunismo ortodoxo para uma economia de mercado tutelada pelo Estado sem que o Partido Comunista perca sua hegemonia política.
Kim, que chegou ao Vietnã de trem na última terça-feira, culminará sua passagem amanhã pelo país com a visita ao mausoléu do herói nacional vietnamita Ho Chi Minh, com quem seu avô Kim Il-sung se reuniu em Hanói, em 1964, na última visita oficial de um líder norte-coreano ao Vietnã.
Depois, percorrerá de carro os 170 quilômetros que separam Hanói da estação de Dang Dong, fronteira com a China, e seguirá viagem em seu trem blindado para percorrer, em aproximadamente dois dias e meio, os 4,5 mil quilômetros que o separam de seu país. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.