Topo

MPF dá parecer favorável para Lula ir ao enterro do neto

01/03/2019 19h21

Brasília, 1 mar (EFE).- O Ministério Público Federal (MPF) concedeu um parecer favorável ao pedido dos advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que ele saia da prisão para ir ao enterro de um dos seus seis netos, que morreu nesta sexta-feira.

A órgão afirmou no parecer que não tem objeções ao pedido dos advogados, que alegam que a Lei de Execução Penal prevê que os presos podem deixar a prisão para comparecer ao funeral de um familiar próximo.

Arthur Araújo Lula da Silva, de 7 anos, morreu no final da manhã desta sexta-feira no Hospital Bartira, em Santo André, São Paulo, vítima de meningite. O enterro está marcado para o meio-dia de sábado.

A possível soltura de Lula está nas mãos da juíza da Vara de Execuções Penais de Curitiba, Carolina Lebbos.

A defesa de Lula e o Partido dos Trabalhadores (PT) não se manifestaram porque se comprometeram a não anunciar qualquer decisão para evitar que os apoiadores do ex-presidente possam programar manifestações e dificultar o trabalho da Polícia que fará a sua segurança.

O governador do estado de Paraná, Ratinho Júnior, informou através da sua assessoria de imprensa que, a pedido da Polícia Federal, colocou à disposição um avião para que o ex-presidente possa ir a qualquer momento de Curitiba a São Paulo acompanhado pelos agentes que o escoltarão. A cerimônia acontecerá no Cemitério Jardim da Colina, em São Bernardo do Campo, cidade onde o ex-presidente tem residência.

Em janeiro, o irmão mais velho do ex-presidente, Genival Inácio da Silva, morreu vítima de um câncer no pulmão. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, liberou a reunião com parentes em São Bernardo do Campo, mas a decisão veio 30 minutos antes do sepultamento e o ex-presidente acabou decidiu não comparecer. EFE