Pence diz que EUA escolherá entre liberdade ou socialismo na eleição de 2020
National Harbor (EUA), 1 mar (EFE).- O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, pediu nesta sexta-feira que os americanos escolham a liberdade em vez do socialismo nas eleições de 2020, na qual o presidente Donald Trump buscará a reeleição.
"Se a escolha for entre liberdade e socialismo, o povo americano optará pela liberdade o tempo inteiro", afirmou Pence na Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC), principal reunião anual dos republicanos, que está sendo realizada perto de Washington.
"No momento em que os EUA se transformem em um país socialista, deixaram de ser os EUA", continuou Pence, sendo aplaudido pelos cerca de 5 mil participantes do evento.
No discurso, o vice-presidente criticou propostas democratas, como o "Green New Deal", um plano para que os EUA neutralizem as emissões de gases estufa em um prazo de dez anos, e o Medicare, programa para universalizar a saúde pública, proposto pelo ex-presidente Barack Obama (2009-2017).
"Isso é socialismo e pode empobrecer milhares de pessoas no mundo todo. Foi a liberdade, não o socialismo, que nos deu mais qualidade de vida, o ambiente mais limpo da terra e uma melhor assistência em saúde", afirmou o vice-presidente.
Ao criticar o socialismo, Pence repetiu uma tendência que tem marcado praticamente todos os discursos feitos no CPAC. Na abertura do evento, o congressista republicano Mark Meadows disse que os democratas estão "abraçando o socialismo".
A estratégia deve ser adotada por Trump na campanha de 2020. Único candidato republicano até o momento, o atual presidente afirmou que o socialismo está voltando ao discurso político americano e criticou firmemente os efeitos econômicos do sistema.
Trump fará discurso no CPAC amanhã, último dia do evento. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.