Topo

Pompeo e ministros de Japão e Coreia do Sul apoiam diálogo com Pyongyang

01/03/2019 08h14

Tóquio, 1 mar (EFE).- O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, explicou nesta sexta-feira o resultado da cúpula entre este país e a Coreia do Norte aos ministros de Relações Exteriores da Coreia do Sul e do Japão, e as três partes respaldaram seguir dialogando com o regime.

Após participar da reunião realizada na quarta-feira e na quinta-feira em Hanói entre o presidente americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, o secretário de Estado manteve hoje conversas telefônicas com os chanceleres dos dois principais aliados de Washington na região.

Durante a conversa com a chefe da diplomacia sul-coreana, Kang Kyung-wha, Pompeo afirmou que os Estados Unidos têm intenção de manter aberta a comunicação com Pyongyang apesar de a cúpula terminar de forma abrupta e sem uma declaração conjunta, segundo informou o Ministério de Relações Exteriores de Seul.

A chanceler sul-coreana avaliou de forma positiva a intenção dos Estados Unidos de seguir dialogando com o Norte "com paciência" e acordou com Pompeo manter a "estreita coordenação bilateral" na hora de abordar o processo de desnuclearização do Norte, segundo o Ministério.

Na mesma linha, Pompeo e seu colega japonês, Taro Kono, destacaram a importância de alinhar as posturas no diálogo com Pyongyang, segundo o conteúdo de outra conversa telefônica revelada pelo Ministério de Relações Exteriores de Japão.

Kono reiterou a Pompeo o pedido japonês de aproveitar a via de comunicação aberta com o Norte para tentar esclarecer os sequestros dos cidadãos japoneses há décadas pelo regime, um tema que, segundo o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, chegou a ser colocado por Trump durante a cúpula de Hanói.

A segunda reunião entre Trump e Kim terminou sem acordo devido a um profundo desacordo na negociação para desnuclearizar a Coreia do Norte, embora após a reunião ambas as partes mostraram a vontade de voltar a se reunir. EFE