Romênia planeja repatriar 95% de suas reservas de ouro no exterior
Viena, 1 mar (EFE).- O governante Partido Social-Democrata da Romênia apresentou um projeto de lei para repatriar 95% das reservas de ouro que o país tem no exterior, informaram nesta sexta-feira meios de comunicação locais.
O projeto considera que apenas 5% das reservas de ouro do país devem permanecer no exterior.
A Romênia tem 104 toneladas de ouro, das quais aproximadamente 65% está na Suíça (5 toneladas) e, sobretudo, no Banco da Inglaterra (61 toneladas).
A iniciativa argumenta que não há justificativa alguma para que tal quantidade de ouro esteja depositada no exterior, com os custos de armazenamento correspondentes, quando poderia estar no país.
O presidente do Banco Nacional, Mugur Isarescu, indicou que manter reservas de ouro no exterior era uma prática estendida internacionalmente por questões de segurança e cooperação.
Esta disputa aumenta mais a tensão entre o governo e Isarescu, que no passado criticou a aprovação de um aumento das taxas sobre os ativos bancários. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.