Topo

"Uruguai não é neutro já que sempre optou pela paz venezuelana", diz Vázquez

01/03/2019 23h37

Montevidéu, 1 mar (EFE).- O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, afirmou nesta sexta-feira, durante um discurso no qual fez um balanço de sua gestão, que seu país "não é neutro" em relação à crise da Venezuela, já que sempre optou pela paz.

"Fomentamos sempre desde o princípio o diálogo na resolução pacífica para a crise da Venezuela (...) Não somos neutros, porque quando tivemos que optar entre a paz e a guerra, optamos pela paz", ressaltou o presidente uruguaio no ato realizado nesta sexta-feira no estádio Antel Arena de Montevidéu.

Vázquez reiterou que seu país tomou uma postura determinada e fez menção ao romance "Dom Quixote de la Mancha, do espanhol Miguel de Cervantes, dizendo: "Não nos doem peças (de roupa)".

As palavras de Vásquez fazem referência às diferentes ações tomadas pelo Uruguai a respeito da situação venezuelana que incluem a formação do Mecanismo de Montevidéu e a participação no Grupo Internacional de Contato (GIC).

"Quando muitos batiam tambores de guerra aumentando a violência que já há na Venezuela, o nosso Governo apostou na paz, no diálogo, para uma saída pacifica e democrática na busca de eleições", ressaltou Vázquez.

Além disso, ele disse que o principal é fomentar o diálogo entre os venezuelanos já que os problemas deles os próprios cidadãos devem resolvê-los e "não alguém de fora".

"Não aprovamos nenhum tipo de ingerência externa porque somos fiéis ao que foi o Uruguai e seus Governos ao longo da história, defendemos a autodeterminação dos povos, a soberania dos povos, a não intervenção em assuntos internos dos povos, a solução pacífica das controvérsias e hoje felizmente vemos que esta causa continua ganhando adeptos", concluiu Vásquez. EFE