Topo

Vice-presidente da Venezuela diz que é vítima de "agressão" dos EUA

01/03/2019 09h39

Moscou, 1 mar (EFE).- A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirmou nesta sexta-feira em Moscou que seu país é vítima de uma "agressão multiforme dirigida pelos Estados Unidos" e agradeceu à Rússia o apoio que oferece ao povo e ao governo venezuelanos.

"Hoje a Venezuela vive um momento particular no qual é vítima de uma agressão multiforme dirigida pelos Estados Unidos", disse Rodríguez no começo de uma reunião com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.

A vice-presidente transmitiu o agradecimento do presidente Nicolás Maduro e do povo venezuelano por "todo o apoio da Rússia à Venezuela".

Rodríguez agradeceu por estar na Rússia, país que, segundo ela, "está à frente da batalha pela boa humanidade".

Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores russo indicou que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, "envia palavras de apoio e solidariedade a seu colega e amigo, Nicolás Maduro".

"Cooperamos estreitamente e coordenamos nossas ações na arena internacional", constatou Lavrov.

O ministro russo destacou que isso tem grande importância agora, "em momentos no qual a Venezuela sofre uma ofensiva frontal e uma intromissão descarada em seus assuntos internos".

"Vamos resistir categoricamente a essas tentativas e defenderemos os ideais, normas e princípios da Carta da ONU", ressaltou o ministro russo.

A visita de Rodríguez à Rússia é a de maior categoria de um membro do governo de Maduro desde que o presidente da Assembleia Nacional (parlamento) opositor da Venezuela, Juan Guaidó, se autoproclamou presidente interino do país em janeiro.

Nesta quinta-feira, a Rússia e os Estados Unidos se chocaram no Conselho de Segurança da ONU, onde apresentaram resoluções antagônicas sobre qual deve ser a solução para a crise da Venezuela que não alcançaram o consenso necessário. EFE