Apresentadora de TV é afastada após debate desfavorável ao premier tailandês
Bangcoc, 2 mar (EFE).- A apresentadora Orawan Choodee foi afastada de um programa do canal "MCOT" da televisão pública da Tailândia horas depois de mediar um debate para as eleições do dia 24 de março, no qual se saiu mal o primeiro-ministro tailandês, o general Prayut Chan-ocha.
A própria apresentadora confirmou através das redes sociais que na sexta-feira recebeu a ordem de "deixar a sua função para os seus subordinados" depois do debate exibido na quinta-feira, que contou com dez candidatos ao cargo de primeiro-ministro.
Orawan tinha elaborado o programa de forma que, além dos políticos, cerca de 100 estudantes ficavam na plateia e expressavam através de cartazes a sua aprovação ou reprovação a várias consultas.
No decorrer do programa, 94 desses estudantes discordaram de Prayut por se recusar a participar do debate, enquanto 99 reprovaram a lei que permite que a atual junta militar selecione a dedo os 250 senadores que têm direito a voto para escolherem o próximo primeiro-ministro.
Além disso, 98 se mostraram contrários ao plano econômico para os próximos 20 anos desenvolvido pelo governo e 83 disseram que a democracia é importante para melhorar a vida da população.
A apresentadora defendeu o seu profissionalismo e que o público - procedente de 16 instituições de ensino de todo o país - desconhecia as perguntas antes do programa.
Prayut assumiu o poder após o golpe de Estado cometido pelos militares em maio de 2014 e busca a reeleição à frente do partido Palang Pracharat, vista por analistas políticos como uma continuação da atual junta militar.
Para cerca de sete milhões de jovens, o dia 24 de março será a primeira vez em que poderão votar em eleições gerais.
A Tailândia atravessa uma profunda crise política que a mantém há mais de uma década em um ciclo de protestos contra o governo, períodos ditatoriais liderados pelo Exército e lapsos democráticos. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.