Topo

Ministro venezuelano entregará lista de militares para "facilitar" sanções

Em Caracas

02/03/2019 00h06

O ministro de Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino López, disse ontem que ordenou entregar ao Departamento do Tesouro dos Estados Unidos a lista completa de generais e almirantes da Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) para "facilitar" as sanções do país contra os militares.

"Ordenei passar ao Departamento do Tesouro dos EUA a relação completa dos oficiais generais e almirantes da FANB para facilitar a tarefa de 'sancionar' por cotas os revolucionários defensores da Constituição e da soberania nacional", escreveu em mensagem no Twitter.

López, que não acrescentou mais comentários, rejeitou várias vezes as sanções que os EUA impõem aos militares e assinalou que não lhe importam.

O Departamento do Tesouro dos EUA anunciou hoje medidas econômicas contra seis altos comandantes "próximos" ao governante Nicolás Maduro por estarem envolvidos no bloqueio da ajuda humanitária ao país.

Como consequência desta medida, ficam congelados os ativos que os oficiais possam ter sob jurisdição americana e se proíbe realizar transações financeiras com eles por parte de entidades dos EUA.

O governo de Maduro reagiu a estas sanções mostrando sua rejeição categórica e acusando os EUA de tentarem subornar e "ameaçar diretamente" os militares do país.

Para Maduro estas sanções são parte do propósito "do Governo de Donald Trump de prejudicar militares que defenderam a integridade territorial da Venezuela.