Topo

Parlamentares sírios participam de reunião pan-árabe pela 1ª vez desde 2011

03/03/2019 14h31

Amã, 3 mar (EFE).- Parlamentares da Síria participaram neste domingo da conferência anual da União Interparlamentar Árabe (AIPU), que acontece hoje e amanhã na Jordânia, a primeira reunião de um órgão regional à qual são convidados políticos sírios desde o início da guerra no país, em 2011.

Durante a abertura do encontro, o presidente da Câmara dos Deputados da Jordânia, Atef Tarawneh, convidou os países árabes a ajudarem a Síria a encontrar uma solução política que permita a "restauração da integridade territorial" do país e o seu "papel de pilar de estabilidade da região".

"Também pedimos a colaboração para preservar a estabilidade na Síria, assim como as conquistas obtidas contra o grupo terrorista Estado Islâmico, e que sejam apoiados os esforços para promover o retorno voluntário dos refugiados sírios", afirmou Tarawneh.

O presidente do Parlamento sírio, Hammouda Sabbagh, foi convidado pela Jordânia para o encontro, no qual também participam outros 15 integrantes de Legislativos árabes. Esta é a primeira reunião regional com a presença da Síria desde a suspensão na Liga Árabe, em novembro de 2011, no contexto da guerra iniciada em março daquele ano.

A União Interparlamentar Árabe é uma organização que reúne chefes dos Legislativos ou das assembleias dos 22 países árabes e não tem relação orgânica com a Liga Árabe. Nos últimos meses, vários países árabes pediram a readmissão da Síria na Liga Árabe e elevaram sua representação diplomática em Damasco.

A Liga Árabe fará sua próxima cúpula em 31 de março, na Tunísia, mas ainda não foi anunciado se a readmissão será abordada. A decisão deve ser tomada de forma unânime por todos os membros da organização regional.

A Jordânia é um dos países que mais atua para a normalização das relações diplomáticas e para que se facilite o retorno dos cerca de 600 mil refugiados sírios que estão no seu território. EFE