Topo

Trump está disposto a continuar negociando com Coreia do Norte, diz Bolton

27.fev.2019 - Presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte Kim Jong-un, apertam as mãos em seu segundo encontro, em Hanoi, Vietnã - Leah Millis/Reuters
27.fev.2019 - Presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte Kim Jong-un, apertam as mãos em seu segundo encontro, em Hanoi, Vietnã Imagem: Leah Millis/Reuters

De Washington

03/03/2019 19h45

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está disposto a continuar negociando com a Coreia do Norte, apesar do encerramento abrupto da cúpula da semana passada em Hanói (Vietnã) com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, por diferenças entre as duas partes, afirmou neste domingo o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton.

"Trump continua otimista sobre isso ser possível. O próprio Kim Jong-un disse na nossa última reunião que íamos passar por muitas paradas antes de conseguir este acordo. A reunião de Hanói foi uma parada, portanto o presidente está pronto para continuar conversando", indicou Bolton à rede de TV "CBS".

Para ele, a última cúpula, realizada nos dias 27 e 28 de fevereiro foi um sucesso porque Trump "protegeu e avançou" nos interesses nacionais dos Estados Unidos. Bolton acrescentou que os Estados Unidos manterão as sanções econômicas a Pyongyang e a campanha de "pressão máxima", que, na sua opinião, foi o que motivou os norte-coreanos.

A reunião em Hanói acabou antes do previsto por divergências entre ambas as partes sobre o desarmamento nuclear da Coreia do Norte e a suspensão das sanções.

Ontem, Estados Unidos e Coreia do Sul anunciaram o cancelamento de manobras militares de grande escala que acontecem anualmente durante a primavera (no hemisfério norte) e destacaram que a decisão reflete o desejo de ambos de reduzir a tensão e apoiar os esforços diplomáticos "para conseguir a completa desnuclearização da Península da Coreia de forma definitiva e completamente verificada".

Hoje, o comando militar dos Estados Unidos e da Coreia do Sul revelaram que começarão amanhã novas manobras conjuntas que se centrarão em "aspectos táticos, operacionais e estratégicos das operações militares gerais na Península da Coreia".